sexta-feira, 16 de março de 2012

Um software para romper barreiras

Programa inovador promete interpretar linguagem de sinais

Sabe quando você se depara com uma conversa em linguagem de sinais e sente-se como um estrangeiro ou analfabeto...não se preocupe, logo teremos algo para melhorar tal situação. E poderá ser uma maneira de quebrar barreiras que ainda possam existir quanto à comunicação. 

Pesquisadores da Universidade de Aberdeen, na Escócia, criaram um software capaz de traduzir a linguagem de sinais em textos, informou o “Sydney Morning Herald”. De acordo com seus criadores, a intenção agora é transformá-lo em um aplicativo acessível que possa ser usado em diferentes dispositivos como smartphones, tablets, e PCs, para permitir a comunicação com deficientes auditivos.

foto divulgação: Alfabeto em Libras

O software, chamado de PSLT (sigla em inglês de “tradutor portátil de língua de sinais”), funciona em conjunto com a câmera do dispositivo onde está instalado lendo os sinais e imediatamente os transformando em texto. O programa é baseado no idioma BSL (Linguagem Britânica de Sinais). No Brasil, o idioma é conhecido como LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e foi desenvolvido a partir da língua de sinais francesa.  


As línguas de sinais não são universais, cada país possui a sua. Entretanto, segundo o professor Ernesto Compatangelo, um dos desenvolvedores da tecnologia, o software pode ser adaptado para as línguas de sinais usadas em diferentes países e ainda é capaz de incorporar sinais específicos usados por cada pessoa. Isto significa que o usuário poderá criar seus próprios sinais, customizando novas palavras e expressões à sua maneira, permitindo que tal comunicação possa evoluir e se expandir pelo mundo.

“A intenção principal é permitir que aqueles que usam o idioma de sinais possam superar a desvantagem comunicacional que possuem, permitindo-lhes realizar plenamente o seu potencial de educação e entrar no mercado de trabalho”, anunciou Compatangelo. E a tecnologia realmente pode ajudar.

O uso para outras finalidades também é possível, relatam os cientistas. Controlar aparelhos em numa casa, abrir automaticamente cortinas ou mudar o canal da televisão são coisas que poderão ser feitas por uma pessoa com mobilidade reduzida. 

O serviço deverá estar no mercado até o final de 2013. O mundo espera por isto.



Fontes: Tecnoblog
               pslt.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário