quarta-feira, 14 de março de 2012

UGrokit: Para quem está cansado de perder coisas com frequências e ainda se irrita procurando

Suas coisas vivem se esquivando de você? "Seus problemas acabaram!"

É claro que existe coisa pior, mas que é horrível não encontrar uma determinada coisa quando se está precisando dela, principalmente quando se está atrasado para um compromisso...disso não há dúvidas. Há quem se descabele e apele pra São Longuinho, prometendo os três pulinhos caso encontre o que procura. Outros desistem e buscam outra alternativa, e voltam para procurar depois. Em alguns casos, a busca não é bem sucedida.

Pois bem, o UGrokit é o dispositivo que pode solucionar de vez este tipo de problema. Todos os objetos, previamente cadastrados e portadores de uma tag (etiqueta) específica, são encontrados pelo sistema instalado em um smartphone conectado ao dispositivo. É possível ainda saber se está esquecendo-se de alguma coisa para trás, numa viagem por exemplo (veja o vídeo). Diferentes beeps são emitidos para cada situação.

U Grok It é um scanner  que, conectado a um smartphone, é capaz de encontrar objetos perdidos (foto divulgação)

Lista de objetos cadastrados
(foto divulgação)
UGrokit utiliza a tecnologia RFID para encontrar os objetos, ou melhor as tags, que usam um microchip, uma antena plana (que reflete o sinal recebido) e não necessitam de baterias para funcionar. O microchip altera levemente o sinal para transmitir dados específicos, capazes de serem identificados pelo scanner que reconhece o objeto detectado graças ao software instalado no smartphone, previamente cadastrados. Vale ressaltar que vários objetos podem ser etiquetados com as tags.

Contudo, o alcance do gadget é limitado entre 1,8 e 3 metros de raio. Melhor do que o stress de nem ter ideia de onde começar a procurar as chaves do carro/moto, o carregador de celular, a carteira ou qualquer outra coisa perdida. Tomara que (quando tiver um) não perca o próprio smartphone ou o "detector de coisas perdidas". 


Os criadores, Carrie e Tony Requist, são um casal que provavelmente estava cansado de procurar perdidas ou tiradas do lugar por seus filhos. Eles começaram o projeto em abril do ano passado e em setembro, passaram a  dedicar-se em tempo integral.

Em relação à custos, cada tag custa cerca de $1,00. Já o scanner laranja, responsável por enviar as ondas de rádio para as tags tem um custo estimado em $159,00. Entretanto, por mais que o protótipo tenha sido apresentado publicamente, o sistema ainda não está sendo comercializado. Mas quem quiser ser um dos primeiros a saber dos detalhes de compra é só cadastrar-se no site da empresa.


Veja o vídeo abaixo e entenda melhor como funciona o sistema:





Fontes: Venture Beat
              Gizmag
              UGrokit




Nenhum comentário:

Postar um comentário