quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

TUTORIAL DO CONTROLE 8 CANAIS.

Olá caros tecnomaneiros.

Esta postagem é dedicada a esclarecer algumas dúvidas que surgiram no canal do Youtube onde o controle RF de 8 canais montado na carcaça de um controle PS2 foi mostrado. Para quem não assistiu, confira aqui o vídeo onde apresento o controle. Perdoem-me, mas é meu primeiro tutorial. Portanto, não me julguem rsrs.

Em primeiro lugar devo dizer que, depois de algumas pesquisas realizadas na rede, juntei algumas dicas que tornaram possível a realização deste projeto. Uma delas é que para a elaboração do circuito eletrônico utilizei um software chamado Proteus, que podem encontrar para download e instalação no próprio Youtube. Ao longo desta postagem mostrarei alguns prints de telas do programa.

A base de tudo é o circuito. Para montagem de um controle RF, recomendo os tutorias  Parte 1 e Parte 2 do canal Multi House que são bem explicativas. No entanto, o controle que vos apresento tem 8 canais, não apenas quarto. Na verdade, é apenas uma duplicação, um verdadeiro ''dois em um''. Abaixo estarão listados os componentes usados neste projeto.

Para o emissor:
  • 02 CI's HT12E;
  • 02 Slot's para CI 18 pinos;
  • 01 Módulo emissor RF 433 MHz;
  • 01 Regulador de tensão LM7805;
  • 02 Resistores 1M Ohms;
  • 01 Bateria A23 12V (de controle de portão eletrônico);
  • 01 Micro chave seletora HH de 3 posições;
  • 01 Chave liga desliga para TV;
  • 08 Micro chaves de pressão.

Para o receptor:
  • 02 HT12D;
  • 01 Módulo receptor RF 433MHz;
  • 01 Regulador de Tensão LM7805;
  • 08 relés 5V;
  • 01 relé 12V;
  • 08 resistores 560 Ohms (verde, azul, marrom);
  • 08 Resistores 680 Ohms (azul, cinza, marrom);
  • 02 Resistores 470 Ohms (amarelo, violeta, marrom);
  • 02 Resistores 47K Ohms (amarelo, violeta, laranja);
  • 10 LEDs;
  • 08 Diodos 1N4007;
  • 06 Terminais Block Pcb 2 vias;
  • 08 Transistores BC548B;
  • 01 Placa dupla face Fenolite 10 x 15 cm.

O esquema de ligação está logo abaixo. Este circuito não foi reproduzido no Proteus, apenas manualmente...à moda antiga. Os sinais de entrada vêm das micro chaves de pressão.

Circuito do controle emissor. Os ''S" são sinais de entrada.
Para o circuito receptor, foi criada uma junção entre o circuito visto no tutorial acima com um circuito de ponte H, que serve para inverter sentido de rotação de um motor. O chamado módulo relé já está integrado no circuito da placa receptora. Abaixo pode-se verificar o circuito base para um motor. Para os outros basta repetir o circuito.

Print da tela do Proteus ISIS, parte do circuito receptor do controle RF 8 canais.
Mas porque não tem o circuito inteiro? Calma, como disse, apenas repita o primeiro circuito de "ponte H". Caso fosse posto todo o circuito no print, a resolução ficaria comprometida. Em vermelho está a alimentação +5V, que liga a saída do regulador de tensão (LM7805) ao módulo RF, aos CI's HT12D e às bobinas dos 8 relés 5V. Na entrada do regulador usei alimentação 12V.

O relé RL9 é apenas para reset (corta a alimentação do LM7805) do circuito, caso a placa entre em falha. Aliás, devo dizer que este circuito apresentou "bugs" em sua primeira versão, que usava capacitores e relés 12V. Teoricamente as saídas travavam e só depois de um reset pra votar ao normal (que posso fazer...sou apenas um amador rsrs). No entanto, a versão ao qual lhes é apresentada aqui ainda não demonstrou falhas. Mesmo assim, não posso garantir-lhes que isso não aconteça. Inclusive, aceito sugestões de melhorias para o circuito. Como disse, sou apenas um amante que está compartilhando informações para outros com mesmo interesse em aprender eletrônica. 

Abaixo está o layout da PCB, que mostra a disposição dos componentes e as trilhas da parte inferior e superior da placa, azul e vermelho respectivamente. Importante mencionar que as trilhas podem ser criadas de forma manual (não indico) e serem geradas pelo próprio Proteus ARES. Até porque o programa mostrará possíveis erros que podem acontecer por uma trilha estar muito próxima da outra ou se cruzarem.  


Uma parte que exigiu certa paciência foi para transferência do layout do circuito para a placa de fenolite, que por sinal foi dupla face para reduzir o tamanho da placa receptora. Confira aqui um tutorial do canal WR Kits que pode ajudar a confeccionar a placa. Uma dica que vos dou, usei papel colchê e impressora a laser. E não testei com a transparência.


Pcb Layout, Proteus ARES
Para aqueles que pretendem explorar o Proteus e modificar o layout da placa, fiquem a vontade. Aos que pretendem reproduzir esta versão, verifiquem nos links a seguir:

Top Silk   >   Botton Copper  >  Top Copper


Esta é a aparência 3D da Pcb gerada pelo Proteus no projeto apresentado. Através dela pode-se ter uma boa noção de como ficaram as trilhas e a disposição dos componentes antes de montá-los de fato na placa de fenolite.

3D Visualizer da placa receptora 8 canais, Proteus


Placas: primeira e segunda versões 

Placa atual, terceira versão
                             
Circuito por dentro da carcaça PS2.


Bem meus caros, espero ter ajudado e esclarecido as dúvidas. Confesso que este também foi meu primeiro projeto de eletrônica com montagem em fenolite. Do mesmo modo foi quanto ao uso do Proteus, que por sinal é uma excelente ferramenta. Foi trabalhoso e desgastante. Até porque me propus a inseri-lo em um outro projeto como forma de incrementá-lo e, desta forma, tinha um prazo a cumprir. Mas a gratificação de vê-lo funcionando foi imensurável. Então, apreciem e divirtam-se. 


Fontes: 
Multi House.Net

             WR Kits



Um comentário:

  1. Ola meu caro, adorei seu video e é isso que eu preciso para controlar meu projeto sem fios, já pensou em fazer para vender? Se tiver interesse me manda um Wats, (51)99558-3383 Daniel, um abraço.

    ResponderExcluir