quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Motores Patelo. Provavelmente os menores V12 do mundo.

Uma verdadeira obra de arte para ser admirada







Todos os amantes do automobilismo vão admirar a engenhosidade usada para a criação desse mini V12, desenvolvido pelo engenheiro espanhol Patelo. Os detalhes nesse projeto impressionam. Esse trabalho dignifica muito a engenharia, e tenho que dizer, é muito maneiro. 

O engenheiro exibindo seu projeto
Mais de 1200 horas para a concepção do projeto entre fresamento, torneamento e furação. Ele usou pedaços de alumínio, aço inoxidável e bronze para montar o que ele diz ser "provavelmente o menor motor V12 mundo". Alimentado por injeção de ar comprimido (0.1kg/sq cm), esta pequena maravilha possui um deslocamento total de 12 centímetros cúbicos a partir de seus doze pistões 11,3 mm de diâmetro e funciona lindamente. 

José Manuel Hermo Barriero, ou "Patelo", galego aposentado de 71 anos, alimenta sua paixão por motores desde os 14, quando se pôs a arrumar a bicicleta de seu pai. Aos 15 ganhou um livro sobre motores que o encantou de tal forma que passou a literalmente dormir com ele. Um torno bem antigo (de 80 anos) que comprou em um antiquário foi umas das ferramentas para realizar o trabalho. Lixas, limas, chaves e muita paciência completam seu arsenal.


Peças do mini motor V12, por Patelo.
Patelo não tem intenção de vender o mini motor, construído principalmente para fins educativos. Na verdade foi um trabalho demorado feito com amor, dedicado aos seus quatro netos. Com uma precisão incrível, bielas, pistões, válvulas, molas, engrenagens e eixos constituem todas as 261 peças do motor (elaboradas uma a uma pelo engenheiro) e se movimentam com a ajuda de uma pequena bomba de ar, com 0,1 kg/cm2 de pressão. Mas os 222 parafusos foram comprados, presumivelmente para que ele tivesse pelo menos um pouco de tempo para passar com os netos.

O vídeo abaixo, em espanhol, é um passo a passo que segue desde a usinagem à montagem e funcionamento do minimotor. É muito legal, vale a pena conferir.






Fonte: Gizmag
           Veja

8 comentários:

  1. muito legal...nossa, queria ter um desses em casa pra colocar num min carro hehehe

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Bom, acredito que se não o vende agora, certamente o fará. A procura deve estar sendo grande. Valeu pelo comentário Lucas

      Excluir
  3. amigo vc não tem a venda seria primeiro cliente a compra-lo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diogenes, eu não tenho. Pode ser que você encontre direto com o criador, vale tentar.

      Excluir