quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Corning Glass apresenta: O vidro como você nunca viu

Uma amostra do futuro, aos olhos de uma das maiores empresas do mundo no seguimento de tecnologia em vidros 

A Day Made of Glass (um dia feito de vidro, numa tradução livre) é o que aposta empresa americana Corning. Fundada há 160 anos em Nova York, domina o mercado de vidraçaria avançada e detém um laboratório de pesquisas e desenvolvimento responsável pela participação da empresa em alguns dos mais importantes momentos da história.



Tv do futuro, segundo Corning.
Criadora do super-resistente vidro Gorilla Glass (está nos celulares mais modernos), a Corning é extremamente inovadora. A empresa de Amory Houghton criou (em 1880) o bulbo que envolveu as lâmpadas elétricas de Thomas Edison. Tamanho sucesso fez com que, em 1906, fosse inaugurado um pioneiro centro de pesquisas e desenvolvimento de novos produtos, além do aperfeiçoamento da linha industrial (10% da receita sempre foi destinado à pesquisas). 


Conceito de medicina, cérebro na
ponta dos dedos.
 
Daí em diante, vários produtos mundialmente famosos foram desenvolvidos. Sabe aquelas louças resistentes a temperaturas extremas que levam a marca Pyrex, as lâmpadas para semáforos, lentes de óculos mais finas e que reagem à luz do ambiente, silicone para aplicação na construção civil...criações da Corning. Neste último caso, o avançado conhecimento da empresa no assunto e uma parceria com a Dow Chemical, resultaram descobrimento inovador do silicone para implantes cirúrgicos, mas a meta era criar filtros para motores. 
Outras parcerias também resultaram em bons frutos: Com a RCA, a fabricação de um pioneiro tubo de raios catódicos usado num protótipo, viria a se tornar a televisão; No final da década de 60, os doutores Robert Maurer, Donald Keck e Peter Schultz apresentaram o primeiro cabo de fibra óptica capaz de transmitir sinais por distâncias longas sem perdas significativas de qualidade; Com a NASA, equipando a espaçonave americana Mercury com vidros resistentes ao calor. O telescópio Hubble, que decolou em 1990, levava consigo lentes de 2,4 metros feitas sob medida pela Corning. 
Smartphone anti-riscos.
Gorilla Glass.
Depois de um tempo de crise, telas finas para monitores, notebooks e TVs recolocaram a Corning no rumo e, a partir de 2007, os lucros decolaram para 6,6 bilhões de dólares (faturamento do ano passado). 200 milhões de aparelhos foram equipados com o vidro especial Gorilla Glass, só em 2011.

Resistentes a arranhões (mesmo de um prego, por exemploe pancadas, as telas com a tecnologia são resultado de uma mistura afinada de dióxido de silício com íons de sódio e outros materiais químicos, que formam uma folha com a espessura menor que meio milímetro. Samung, Nokia, LG, Motorola, Dell, Lenovo e Sony já usam a tecnologia nos seus melhores aparelhos. Há rumores de que o iPhone 4 seja equipado com o Gorilla Glass. 

Vidro flexível ultrafino. Lotus Glass.
Em outubro passado, a Corning anunciou a chegada do Lotus Glass, uma lâmina de vidro superfina e flexível capaz de superar muito mais calor e, por isso, pode ser acoplada às placas e processadores de imagens mais potentes, sem deformar ou perder qualidade, que permitiriam fabricar TVs sem bordas ao redor da tela. Alguns modelos da Sony foram fabricados.

A empresa divulgou um vídeo (mais de 17 milhões de acessos e contando) no YouTube que retrata sua visão de futuro - por sinal deslumbrante - cercada por telas, hologramas e, como não poderia deixar de ser, vidros ultratecnológicos. Uma visão atraente e incrível de possibilidades. É impressionante como tudo parece tão real e magnífico. Com tanta inovação, certamente a Corning terá papel marcante no futuro da humanidade.

Segurem o queixo e assistam. O futuro surpreende!




fontes: Info.abril
            Pocket-lint

Nenhum comentário:

Postar um comentário