Este cabe em "qualquer" vaga facilmente
O Hiriko está chegando para fazer parte desta frota. Mas, não pense que se trata de apenas mais um micro carro. Na hora de estacionar é que ele faz toda a diferença; os seus 2,5 m de comprimento podem ser reduzidos para o equivalente à largura de um automóvel normal. Graças a um mecanismo dobrável, implantado no chassis de alumínio na parte traseira, o pequeno atinge 1,5 m de comprimento, permitindo que até três Hiriko sejam estacionados numa única vaga.
Os carros estão diminuindo de tamanho para suprir a falta de espaço nos grandes centros urbanos. Basta observar pelas ruas mais movimentadas e perceber que os pequenos estão tomando seus devidos lugares.
O Hiriko está chegando para fazer parte desta frota. Mas, não pense que se trata de apenas mais um micro carro. Na hora de estacionar é que ele faz toda a diferença; os seus 2,5 m de comprimento podem ser reduzidos para o equivalente à largura de um automóvel normal. Graças a um mecanismo dobrável, implantado no chassis de alumínio na parte traseira, o pequeno atinge 1,5 m de comprimento, permitindo que até três Hiriko sejam estacionados numa única vaga.
Não bastasse a dobra inovadora, o carrinho 100% elétrico tem a capacidade de movimentar as quatro rodas de maneira independente, tal qual o carro pode girar 360º em seu próprio eixo, podendo até ser estacionado de lado. Cada roda possui motor, freio, suspensão e atuadores de direção controlados por um sistema chamado "dirve by wire". O compacto tem autonomia de 120 km e velocidade máxima de 90 km/h.
O nome Hiriko é derivado das palavras bascas Hiri (vila, cidade) e kotxe (automóvel, carro). Seu projeto é fruto de uma parceria entre o governo espanhol, Denokinn (Centro de Inovação Basco), Consórcio e Negócios Espanhol e da evolução do projeto CityCar do renomado Laboratório do MIT. O revolucionário carro foi apresentado dia 24 de janeiro pelo presidente da comissão européia, José Manuel Barroso, em Bruxelas.
Outro fato interessante sobre o modelo é que as duas pessoas que ele pode transportar não precisam sair do carro antes dele ser dobrado e estacionado. Uma única porta dianteira serve para entrada e saída do condutor e passageiro. O volante nada convencional será substituído por uma espécie de joystick com sistema de navegação na ponta dos dedos.
Várias cidades europeias e norte-americanas (Bilbao, Malmo e Boston, por exemplo) foram escolhidas para serem palco dos 20 modelos de testes, com produção já em andamento na Vitória-Gastiez (no País Basco), até que firmado no gosto popular, sejam produzidos e comercializados em 2013. O preço sugerido será em torno de U$17.430,00 dólares.
Várias cidades europeias e norte-americanas (Bilbao, Malmo e Boston, por exemplo) foram escolhidas para serem palco dos 20 modelos de testes, com produção já em andamento na Vitória-Gastiez (no País Basco), até que firmado no gosto popular, sejam produzidos e comercializados em 2013. O preço sugerido será em torno de U$17.430,00 dólares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário