quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Adeus estepe. Bridgestone lança pneu do futuro que dispensa o uso de ar

Pneus ecologicamente corretos são tendência para  do futuro

-->

Para aqueles que preferem acionar o seguro a ter que trocar um pneu furado na estrada ou ainda aos que não gostam muito de calibrá-los periodicamente, finalmente, uma solução que poderá atendê-los.

O conceito foi apresentado pela Bridgestone no final do ano passado, na 42ª edição do Tokyo Motor Show (salão do automóvel japonês), mostrando a preocupação da empresa com a sustentabilidade. Os pneus sem ar geram um menor impacto para o meio ambiente em relação aos tradicionais, mas os protótipos desenvolvidos anteriormente eram inviáveis para a produção em larga escala.


Pneu que não fura (Foto divulgação)

Pneus sem ar não são necessariamente novidade. Podemos vê-los em máquinas pesadas ou em veículos militares, quando são de borracha maciça. E um pneu sem ar já havia sido desenvolvido pela Michelin (Tweel), embora tivesse sofrido vibrações excessivas e problemas com ruídos quando em alta velocidade.

A estrutura interna é produzida a partir de resinas termoplásticas reutilizáveis e, assim como a borracha da banda de rodagem, estes são materiais 100% recicláveis. Esta mesma estrutura interna é que suporta todo o peso do veículo, portanto, não há necessidade de calibrá-los periodicamente, exigindo assim menos manutenção. Ao mesmo tempo, é imune a vidros quebrados e pregos, ou seja, não fura. A rede de raios é que divide o peso, evitando que haja estresse e deformação excessiva. Os modelos apresentados têm apenas 22 cm de diâmetro. 

Como resultado, os pneus estabelecem um novo padrão em termos de compatibilidade ambiental, segurança e conforto. Dessa forma, se um dia chegarem aos automóveis, poderão ser reaproveitados, trocando apenas a banda de rodagem conforme desgaste sofrido em virtude do atrito com o piso. E esteja certo de que chegando aos carros, vai sobrar espaço interior, já que o estepe provavelmente não será mais necessário.





Fontes: Vamojuntos
               Bridgestone.com 
               Cnet

2 comentários:

  1. Parabéns pela postagem, como sempre é um excelente artigo. A Internet no Brasil realmente precisa de postagens de qualidade como estas que você está nos oferecendo. Gostaria de lembrar também um ótimo agregador de conteúdos que vem se destacando muito, que é o Pop Blogs.

    Divulgue quantas postagens gratuitamente você quiser todos os dias (não há limites), sem fila de espera, tenha seus links publicados em nosso site, Facebook, Twitter e aumente muito mais as visitas diárias de seu blog.

    ResponderExcluir
  2. COM CERTEZA ESSE PNEU VAI CUSTAR MUITO MAIS, QUEM VAI BANCAR A CONTA POR PNEUS ECOLOGICAMENTE CORRETOS É O POVO COM CERTEZA!!! PORQUE O GOVERNO NÃO ABRE MÃO DE SEUS IMPOSTOS ABSURDOS.

    ResponderExcluir