quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Supermercado Virtual na Coreia do Sul

Rede britânica de supermercados tem mudado a maneira de comprar de seus clientes


O uso da internet para fazer compras não é novidade para ninguém. Mesmo com todas as dúvidas a respeito da qualidade dos produtos e confiabilidade dos sites, quem nunca se arriscou numa comprinha online?

Mas, mesmo com tanta mobilidade que encontramos atualmente, as costumeiras compras nos supermercados ainda são feitas de forma tradicional (cansativa, longa e estressante para muitos), pessoalmente.

E foi justamente pensando nisso que uma bem sucedida iniciativa da rede Home Plus, uma subsidiária coreana da rede britânica de supermercados Tesco. A Home Plus instalou uma loja virtual do tamanho de uma vitrine nas plataformas do metrô em Seul, na Coreia. O painel eletrônico exibe os produtos em tamanho real, para facilitar a visualização e atrair o olhar do consumidor que passa pelos corredores. Com a intenção de aumentar as vendas sem ampliar o número de sedes, essa rede de supermercados encontrou uma solução para os negócios e para a vida corrida dos coreanos.



Cada produto na vitrine eletrônica tem um código QR (quick response code, veja fig. 1). O consumidor seleciona os produtos de interesse e fotografa cada QR com o celular usando um aplicativo específico da rede Home Plus. Os produtos são colocados em um carrinho de compras virtual. Quando a compra é concluída, são enviados para a casa do consumidor em um período de 24 horas.

Tal iniciativa indica acima de tudo que há considerável espaço para inovação no setor de varejo cibernético. Os Estados Unidos, por exemplo, possuem um imenso mercado que é bastante maduro, mas que aproveita poucas oportunidades nessa fronteira do comércio tecnológico. A Home Plus informa que o novo sistema representou um aumento de 130% nas vendas, com mais de 10.000 usuários regulares da vitrine virtual.




Como o padrão 3G foi adotado na Coreia a anos, o cliente pode ver em uma vistosa vitrine digital os produtos que precisa, sacar o smartphone, escanear os códigos dos itens desejados, somar a compra, obter descontos e cupons quando estiverem disponíveis, pagar através de uma conexão do celular com a conta bancária, e esperar a entrega dos produtos em no máximo um dia. Tudo isso sem desviar-se da correria cotidiana. Tecnologia a serviço do consumidor. Uma maneira útil, prática e inovadora. Exemplo claro de que ainda há muito a ser visto e reinventado.

Confira o vídeo:


fig. 1: Código QR é um código de barras em 2D
que pode ser facilmente escaneado usando qualquer
celular moderno. Esse código vai ser convertido
em um pedaço de texto (interativo)  e/ou um link
que o celular os identifica.





9 comentários:

  1. muito massa....o ruim é que não daria mais pra se deliciar com degustações grátis hehehe

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkk uma puta merda dessas...!!!!

    ResponderExcluir
  3. legalzim,mais melhor os estados unidos porra!!sem falar nos fast food na rua e do futebol americano!,muito melhor né?nao dá pra negar!!***

    ResponderExcluir
  4. site brega!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!cagao!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Sr(a)...como é mesmo o teu nome? Ah, não importa. É uma pena não ter gostado do site, mas tenho certeza que a net terá o que você procura. Agradeço pela visita.
    PS - Se quiser deixar sua opinião para poder melhorar o site, fique a vontade.

    ResponderExcluir
  6. Informação é sempre bem vinda se você sabe tirar algum proveito dela. Gostei da matéria! Ajudou muito com meu trabalho de Pós-Graduação.

    ESp. Diego Arduini.

    ResponderExcluir