quarta-feira, 7 de março de 2012

Projeto Aire: Inspire ar, expire energia

Um jeito diferente de gerar energia

Um designer brasileiro encontrou uma maneira inusitada de aproveitar o ar expelido por nossos pulmões. Ele criou um máscara capaz de transformar respiração em energia elétrica.

O dispositivo possui possui mini turbinas eólias em seu interior que permitem que o dispositivo converta a respiração humana em eletricidade, suficiente para recarregar pequenos gadgets. O ar expelido, ou melhor, a energia é transferida para os eletrônicos (celular, GPS, iPod, por exemplo) por meio de um tipo de cabo USB.
Máscara geradora de energia (foto divulgação: João Lammoglia)

O projeto AIRE, desenvolvido pelo designer João Lammoglia, é resultado da busca cada vez mais promissora por fontes renováveis de energia. Uma boa alternativa para recarregar as baterias que (parece brincadeira) teimam em descarregar quando não há nenhuma tomada por perto. E quando há, o carregador convencional não está presente.

Segundo seu criador, João Lammoglia, pode ser utilizado em qualquer lugar ou situação: no ônibus, durante uma corrida no parque ou ainda enquanto o usuário tira um cochilo (desde que se esteja disposto a encarar os olhares curiosos e possíveis zoações dos amigos).

O AIRE foi premiado com o prestigiado Red Dot Designe Awords: Best Of The Best 2011 Design. A cerimônia de premiação aconteceu ano passado, dia 25 de novembro, em Singapura. Ainda é apenas um conceito, mas o brasileiro Lammoglia já planeja comercializa-lo.

334771_Look Familiar 300x250 Bem que a máscara poderia filtrar o ar poluído de muitas cidades por aí. Afinal, ela bem que parece ter esta função. E tenho que perguntar: onde será que ele buscou inspiração? isto me lembra alguma coisa...


...não deve ser isto. Não é possível.


Fontes: Joaolammoglia
              Utilidade Publica


                                                      Homepage Free Shipping Link           

2 comentários:

  1. Na verdade, eu acho que ele se inspirou nisto aqui:

    http://3.bp.blogspot.com/-iHrgV5fQez0/TarRvceaNAI/AAAAAAAACMk/Jm9r-xDVaf0/s400/sub-zero.jpg

    ResponderExcluir
  2. Rapaz, não é que é verdade. Vai ver ele usou os dois como modelo. Obrigado pelo comentário Trovão.

    ResponderExcluir