terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Tomada antidesperdício

Uma tomada que literalmente ejeta o plug para economizar energia


Um conceito simples foi premiado em 2011 pela Red Dot Designer Concept. Trata-se do PumPing Tap, uma tomada capaz de detectar o desuso de um aparelho eletroeletrônico, e consequente desperdício de energia, e simplesmente despluga-lo da tomada.

Sensores no circuito detectam se o plug está usando ativamente eletricidade, e, se não estiver, uma luz externa muda de azul para vermelha. Dez minutos mais tarde, se o dispositivo ainda estiver desligado, um mecanismo de mola aparece e ejeta o plug da tomada, como um projétil de uma arma de dardos de brinquedo. Um método um tanto direto para reduzir o consumo de energia.

Designers: Seong Soyeon, Kim Seonmi, Lee Jeongjae, Park Jihye & Lee Yeontaek

Sabe-se que mesmo desligados (em standby) eletrônicos consomem energia. Estima-se que 15% do consumo de energia elétrica doméstico é provocado por aparelhos que estão no modo de espera. Durante anos os ambientalistas têm alertado sobre esse fato. Uma redução na conta de luz certamente é interessante para qualquer um, apesar de poucos terem o hábito de desconectar as plugs dos eletrodométicos. O PumPing Tap pode ser uma solução.


Entretanto, levando em consideração que algumas tomadas são de difícil acesso, sobretudo as que ficam atrás de móveis; e ainda o fato de ter que conectar a TV ou o PC à fonte toda vez que for usá-los já cria uma certa aversão. Claro que é uma ideia interessante se for aplicada,por exemplo, a um ferro de passar roupas que, por descuido, fique ligado. Ou ainda, num eventual curto-circuito, a tomada ejetá-lo da parede por segurança. Se os carregadores de celulares ou notebooks fossem retirados da tomada assim que recarregados, também representariam economia de energia. Fora isso, o sistema é relativamente desnecessário. Além de, possivelmente, atrair a atenção de crianças curiosas querendo religar as plugs ejetados. 

Outros dispositivos provavelmente mostram-se mais eficazes e convenientes para tal uso, simplesmente interrompendo o fluxo de corrente, como num disjuntor, ou em sistemas automatizados mais sofisticados. 

Todavia, como todo conceito, essa pode ser apenas uma iniciativa que poderá ser empregada para outra finalidade, ainda desconhecida. O segredo é não limitar a imaginação. 



Fontes: gizmag
             yankodesign.com



Um comentário:

  1. Parece interessante, mas precisa melhorar...já pensou se uma criança presenciar a ejeção e tentar colocar na tomada novamente? pode ser perigoso.

    João Victor

    ResponderExcluir