quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Nova sirene em viaturas policiais faz todo mundo tremer

Sirene emite frequência que pode ser sentida no corpo


Todos devem concordar que quando uma viatura se aproxima com a sirene ligada é um barulho só. E pensar que, às vezes  (é o que dizem), fazem isto só pra abrir caminho no trânsito; mas isto não vem ao caso.


O fato é que  um novo tipo de sirene da polícia está fazendo ondas, literalmente, na cidade norte-americana de Bartow, na Flórida. Co-desenvolvida por um ex-oficial da patrulha rodoviária da  Florida , a Howler funciona enviando uma baixa frequência, a qual a vibração pode ser percebida  pelas pessoas a  pouco mais de 60 metros de distância, como um grande Subwoofer. 

Segundo o oficial de polícia Bryan Dorman, não sabe se voltará a usar o sistema de sirenes convencional. Com distrações eletrônicas se tornando uma parte sempre presente de nossas vidas, a adição da vibração às luzes e sirene audível, pode ser uma ferramenta de segurança de valor inestimável. Centenas de departamentos de polícia em todo o país começaram a utilizar o sistema, incluindo Chicago, Boston e o NYPD.

Embora os oficiais acreditem que o Howler é um meio mais seguro e eficaz de anunciar a sua presença, nem todos pensam ser uma boa ideia. Pedestres podem achar desagradável. Ainda, grupos de controle de ruído, declararam sua oposição, chamando a sirene de "desorientadora". "A sirene pode facilitar o stress, desencadeando uma resposta involuntária comumente conhecido como 'luta ou fuga '. Isto resultaria na secreção de adrenalina, consequentes picos cardio-respiratórios, tensão muscular e elevação da pressão arterial ", afirma NoiseOFF, uma coalizão que visa reduzir a poluição sonora



Infrassom é a energia do som de baixa freqüência, abaixo de 20 Hz - inaudível ao ser humano, que afeta o sistema nervoso e uma exposição prolongada pode levar à progressiva condições médicas.

Os policiais e os grupos de controle do ruídos  podem não chegar a um acordo sobre a viabilidade do Howler como uma ferramenta de segurança, mas eles concordam em uma coisa: Todo mundo sabe quando um carro da polícia está chegando.





fontes: wtsp.com
           Aol

Nenhum comentário:

Postar um comentário