segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Smart Finger. Para uma medida certa

Dispositivo para ser usado na ponta dos dedos e medir precisamente pequenas distâncias 

Quem nunca usou as mãos para fazer uma medida rápida ou pegou qualquer coisa que estivesse por perto para usar como gabarito? É quase que automático. Na ausência de uma régua, trena ou  qualquer outro meio de instrumento de medição. Mas algo pode estar chegando para ajudar, e finalmente a medida dos dedos pode ser exata.


Um conceito interessante e útil, desenvolvido pelos designers Choi Hyong-Suk, Jung Ji-hye Yoo-Jin Park, faz com que uma medição seja feita fácil e rapidamente. A ideia inspiradora, segundo os designers, surgiu dos milenares de medição, que sempre utilizaram partes do corpo, como dedos, pés e braços, para medir distâncias.


Smart Finger (foto divulgação)
Uma vez que a distância foi calculada, a medida é exibida em uma tela de LCD integrada para que possa ser anotado. Como se não bastasse, é possível também programar a unidade para esperar medidas adicionais (área, volume); uma segunda medida adicionada e ele automaticamente calcula a área que você acabou de medir; adicione uma terceira, e ele mostrará o volume da área medida.


O Smart Finger é dividido em duas partes, que podem ser postas em qualquer um dos dedos das mãos.  O dispositivo funciona enviando um sinal de uma ponta a para a outra, cada uma com um sensor. Daí, é calculado o tempo que leva para o sinal ser captado pelo sensor receptor. Diferentes unidades de medida podem ainda ser selecionadas pressionando um botão, proporcionando uma instantânea  conversão de medidas. Os dados também podem ser gravados na memória interna - por outro botão - e posteriormente enviados para um computador, através de um carregador (charge station) que além de suprir a bateria, permite a transferência de dados.

Além de toda a usabilidade, por sinal impressionante, os designers do "dedo inteligente" pensaram também em beleza e conforto; com um desenho limpo, bonito e que permite que as duas partes fiquem juntas, quando não estão em uso. O interior é revestido por uma camada de silicone, projetada para prender suavemente os dedos sem perder a firmeza, que permite a precisão nas medições.   

Foto divulgação: Como usar o 'dedo esperto'.




fontes: geekwithlaptop.com
            Yanko design

Nenhum comentário:

Postar um comentário