segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Mogees, um novo jeito de fazer um som

Dispositivo que transforma qualquer superfície rígida em instrumento de percussão




Desde que foram descobertas, as superfícies sensíveis a toque revolucionaram o modo como nos comunicamos com o mundo digital. É bem verdade que, mesmo diante de muita tecnologia e apesar de especialistas da área se empenharem ao máximo para tornarem melhor e mais eficiente tal tecnologia, ainda há pessoas que preferem teclados convencionais.

Escolhas à parte, ninguém pode negar que telas touch screen proporcionam uma navegação mais interessante. Sem falar na possibilidade de serem expandidas, dada os novos estudos na área. Confira o post sobre telas sensíveis ao toque projetadas sobre qualquer superfície. 

Mas, os estudos relacionados as interfaces sensíveis ao toque não parecem estar nem perto de terminarem. Tampouco resumem-se somente à teclados alfa-numéricos. Um projeto chamado Mogees usa microfones para transformar qualquer superfície rígida em um quadro interativo, no qual são associados gestos e sons. Na prática, os sons emitidos pelo sistema irão depender dos gestos feitos pelo usuário, os quais podem ser simples como coçar, esfregar, bater ou dedilhar podendo assim produzir  uma surpreendente gama de sons (ainda limitada).



O criador deste simples mas surpreendente dispositivo é Bruno Zamborlin, um PhD em Artes e Tecnologias Computacionais pelo IRCAM/Centre Pompidou em Paris (França) e a Universidade de Londres (Reino Unido). Um dos seus focos principais atualmente é o estudo de interfaces na criação de novos instrumentos e tecnologias musicais. Seu último projeto, o Mogees (Mosaicing Gestural Surface), tem sido bastante comentado e recebeu críticas extremamente positivas. Um feito merecido. 

A ideia de usar microfones de contato vem do desejo transformar objetos comuns em instrumentos de percussão. Assim, músicos e artistas poderiam aproveitar ao máximo a música eletrônica, sem perder a sensação de tocar uma superfície real.

Basicamente, o funcionamento do sistema consiste na captação - pelo microfone de contato - das vibrações resultantes que são codificadas e então convertidas direta e instantaneamente em som audível ou usado como entrada para uma seleção, em um banco de dados correspondente com efeitos sonoros, instrumentos musicais, ruídos ou vozes gravadas. Diferentes gestos podem estar associados a diferentes sons. Então, quando o usuário aspirante a músico executar o software chamado Modalys, este irá reconhecer qual destes tipos de toques é o mais próximo ao que o usuário está fazendo e então permitir que o som correspondente seja reproduzido. É possível ainda usar o mesmo gesto - por exemplo um tapa - em lugares diferentes na superfície. Os usuários também podem treinar o sistema para detectar novos tipos de gravação.

Como se não bastasse, não é preciso que a superfície seja necessariamente lisa ou rígida e resistente. Embora no vídeo abaixo não seja possível identificar, pode-se imaginar que o cabo do Mogees esteja provavelmente ligado a um laptop ou tablet. 


Como se não bastasse, não é preciso que a superfície seja necessariamente lisa ou rígida e resistente. Embora no vídeo abaixo não seja possível identificar, pode-se imaginar que o cabo do Mogees esteja provavelmente ligado à um laptop ou tablet. 



Mogees foi criado em colaboração com  Schnell Norbert e Frederic Bevilacqua.


Fontes: tecnoblog
             gizmag
             



Nenhum comentário:

Postar um comentário