quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Baterias de hidrogênio poderão incrementar produtos da Apple

Baterias com semanas de autonomia e longa vida são promessas nos futuros portáteis



A Apple registrou dia 22 de dezembro de 2011 duas patentes na qual usaria de uma nova tecnologia para alimentar seus portáteis. Trata-se das baterias de células de hidrogênio, que mostram-se mais leves e permitirão aos seus aparelhos trabalhem durante dias e até semanas sem uma recarga. 


Ambos os pedidos de patentes foram publicadas pelo US Patent and Trademark Office, mas o primeiro, intitulado " Sistema de célula de combustível para alimentar um dispositivo de computação portátil ", foi arquivado em agosto de 2010, enquanto o segundo," Sistema de célula combustível Acoplado ao um dispositivo de computação portátil ", uma continuação para o primeiro, foi arquivado em abril de 2011. Isto mostra que a fabricante do iPhone vem trabalhando em uma tecnologia de substituição de bateria  já a algum tempo - e eles definitivamente não são os únicos.

A idéia de usar células de combustível de hidrogênio para alimentar dispositivos portáteis não é nova. Horizon Minipak e Toshiba Dynario, que ampliam o poder de dispositivos portáteis estão no mercado há anos. Entretanto, apesar de poderem ser transportados, eles não são exatamente pequenos o suficiente para serem integrados a um telefone celular. A menos que se esteja em um retorno aos anos 80, num estilo "tijolo" de ser.

A multinacional está agora  procurando uma forma de tornar estas baterias mais baratas e, sobretudo, menores. Atualmente são usadas no iPhone 4S, por exemplo, baterias integradas de íon de lítio recarregável, que podem ser recarregadas via USB ou carregador, e duram de 8 (via 3G) à 14 horas (via 2G - GSM) em conversação. Tempo este reduzido quando a internet é usada. Miseras 6 horas via 3G. 
Diagrama de umas das patentes da bateria de célula de hidrogênio

Apesar das melhorias na tecnologia das baterias nos últimos anos, bem como o surgimento de chips mais eficientes e econômicos, a autonomia das bateria continua sendo o calcanhar de aquiles dos dispositivos eletrônicos móveis. Fato que decepciona até aos amantes mais apaixonados por gadgets.

A tecnologia tem sido apontado como uma fonte de energia potencial para veículos menos poluentes. Fabricantes de eletrônicos também têm demonstrado crescente interesse em substituir as baterias que dependem de produtos químicos tóxicos com células de hidrogênio combustível que iria durar mais tempo e produzir apenas água como subproduto. Uma célula combustível de hidrogênio converte hidrogênio e oxigênio em água e energia elétrica.

Quanto à eficiência das células de hidrogênio em iPhones, iPads ou Macbooks ainda é um tando cedo para avaliar. No entanto, apresenta uma boa perspectiva. Claro que projetos que visam a recarga de baterias em apenas trinta segundos tendem a ser mais chamativos. E eles existem. Entretanto, melhorar a autonomia já é grande coisa.



Fontes: gizmag
            The Telegraph

Nenhum comentário:

Postar um comentário