segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Jovem cria sistema para comunicar-se com computador através do movimeto dos olhos


O hondurenho de 17 anos Luiz Cruz, é mais um exemplo de que com força de vontade e um objetivo pode-se fazer coisas incríveis. Ele criou um sistema capaz de fazer com que pessoas com deficiências motoras possam interagir com o computador, usando os olhos para escrever.


                                                           
O sistema, batizado por ele como Eyeboard, consiste  em um projeto open source de monitoramento ocular que permite ao usuário escrever no computador e interagir com o mundo real. A dificuldade que pessoas com deficiência física enfrentam quanto à comunicação com outras pessoas, motivou Luiz a construir o projeto. Relativamente barato,o Eyeboard usa uma interface homem-máquina que detecta movimentos dos olhos utilizando a técnica utilizada no campo biomédico, Eletroculografia (EOG). 

O olho humano tem uma natureza elétrica bipolar, sendo a córnea carregada de maneira positiva, enquanto que a retina tem sua polaridade negativa em relação à face de cada pessoa. A medida que os olhos se movimentam, eletrodos posicionados na região orbital do rosto próxima aos olhos capturaram estas alterações de movimento e traduzindo-as na forma de comandos de movimento, cripto-interpretação e outras ações. Pessoas com determinadas deficiências podem utilizar estes sistemas, a fim de ter uma comunicação certa.

Youtube (inglês)


O jovem passou o ano de 2010 inteiro desenvolvendo o projeto que começou como um controlador wireless infravermelho, que era capaz de enviar três comandos diferentes para uma estação remota, pressionando botões que acabaram por ser incluídos um acelerômetro embutido para adicionar a característica de ser sensíveis ao movimento. Foi uma tarefa difícil, segundo ele, mas  não desistiu, apesar da escassez de recursos e a falta de apoio neste campo no seu país.





O software desenvolvido por Cruz já possibilita a seleção de letras na tela, permitindo que o usuário possa digitar palavras inteiras usando apenas os movimentos dos olhos. O Eyeboard ainda está em uma fase embrionária de desenvolvimento, mas sua produção deve se manter na faixa de preço estimada de US$ 300.

O próximo passo do projeto é integrar o software da interface ao computador, permitindo o gerenciamento do sistema operacional. Mas para isso, são necessários investimentos no qual Luiz não disponibiliza ainda, para que o Eyeboard seja construído em larga escala, podendo assim diminuir ainda mais seu custo e realizando o sonho do hondurenho de ajudar muitas pessoas com seu projeto.

Youtube (espanhol)



fontes:kickstarter.com
           tecnoblog.net
           intelsath.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário