quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Ponto de ônibus sustentável em São Paulo


Os usuários do sistema SPTrans, em São Paulo, receberam nesta quinta feira dia (03 de Novembro de 2011) o primeiro ponto de ônibus sustentável do país.

O e-ponto, como é chamado, gera sua própria energia. Através de sensores instalados ao seu redor, ele consegue converter a energia (cinética) gerada pelo atrito dos pneus dos veículos que por lá circulam e mandá-la para baterias que sustentam os equipamentos eletrônicos nele instalados. Além de contar também com painéis solares que também alimentam o sistema.



Para um maior conforto dos usuários, o e-ponto conta com um sistema inteligente de climatização, que purifica e regula a umidade relativa do ar de acordo com a necessidade. O mesmo faz com a iluminação, aproveitando ao máximo a iluminação natural e regulando a artificial de acordo com o número de passageiros presentes.

Ainda, conta com um sistema Wi-Fi de conexão a internet e telas sensíveis ao toque em que é possível consultar itinerários e páginas da SPTrans, podendo-se escolher o caminho mais rápido ao destino desejado. Mas a grande sensação foi a lixeira que aplaude e agradece aqueles que jogam o lixo no local correto.

 A novidade, que no seu primeiro dia apresentou dificuldades quanto ao acesso dos itinerários e do teclado virtual na tela, deve ficar em teste durante os próximos trinta dias, segundo Maurício Lima - diretor de tecnologia e receita da SPTrans. O e-ponto está no cruzamento da Avenida Paulista com a Rua da Consolação, área nobre de São Paulo. E para garantir o bom funcionamento e resolver qualquer eventual falha, os técnicos responsáveis prometem estar sempre no local para evitar as dificuldades apresentadas.


 http://blogpontodeonibus.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário