quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Carro elétrico da Nissan no Brasil

Veículos elétricos estão cada vez mais presentes no mundo e caindo no gosto dos consumidores. E com tanta inovação da linha, logo estaremos convivendo com esses veículos que tem como vantagem a reduzida emissão de poluentes ou zero emissão, como é o caso do Leaf, da japonesa Nissan.

 

Mostrado ao Brasil em um evento que está rodando por 30 cidades pelo país, o Nissan Inova Show, apresenta o Leaf, em resposta a um dos maiores problemas da atualidade. Não emite poluentes e contribui também para a diminuição da poluição sonora. Por esses motivos é considerado um veículo "Zero Emission".

 

O hatch ecologicamente correto da Nissan conta com materiais reciclavéis para compor boa parte de seus itens, como o tecido dos bancos (feitos com garrafa pet), o carpete, o acabamento das portas traseiras e do teto, entre outros. Encontrado em dois modelos no exterior, o  SV e SL, já é sinônimo de sucesso nos EUA e Europa e Japão. 

Com um visual moderno, interior espaçoso e muito confortável, o Leaf demonstra que veio para impor respeito. Um motor CA síncrono capaz de gerar 80kW, 107cv e um torque de 28,5 kgfm, é alimentado por uma bateria de íon-lítio com 48 módulos compactos que equipa o carro dando-o capacidade para rodar até 160 quilômetros. A velocidade máxima é de 150 km/h. As baterias podem ser recarregadas em qualquer tomada trifásica 127/220V, com a ajuda de um adaptador que acompanha o carro, mas leva até oito horas para ficar totalmente carregada. No exterior, leva apenas meia hora para estar 80% da carga.



Em um test-drive realizado pude me encantar com tanta tecnologia embarcada. Claro, não pude acelerar muito, mas foi possível perceber que o motor extremamente silencioso (imperceptível ao dar partida) não deixa a desejar. O câmbio mais parece um joystick, acionado com os dedos. Assim como o freio de mão, ou devo dizer, "freio de dedo". Apenas um toque e está acionado. Transmissão automática, direção elétrica, seis airbags, controle de tração e freio ABS nas quatro rodas garantem comodidade e segurança ao condutor. Além disso, o Leaf ainda conta com um sistema o qual permite que celulares com acesso a web possam ligar o ar-condicionado (que dinimui 30km da autonomia) e configurar funções de recarga remotamente, mesmo com o carro desligado.
Entretanto, a tomada não é a única fonte de alimentação deste veículo. Ele absorve a energia despendida de freadas e reduções de velocidade, além de contar com uma célula fotovoltaica (modelo SL) instalada no teto a qual abastece faróis, luzes internas, câmera de ré (esta impressiona pela precisão dada ao motorista), entre outros ítens.

 

Porém, problemas  como a falta de infraestrutura para abastecimento  e a legislação brasileira impedem que o Leaf e outros elétricos sejam comercializados em nosso país. No exterior ele já é comercializado por U$32 mil. Resta apenas esperar e contemplar de longe a evolução destes modelos.

Mas uma coisa é certa quanto aos elétricos como o Leaf, não dá para andar na reserva. Aliáis, não dá nem pra dizer "estou andando no cheiro", teria que dizer "estou andando na sentelha", ou coisa assim.





fontes: jornal A tribuna
            revista info
            g1.globo.com

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