Veículos elétricos estão cada vez mais presentes no mundo e caindo no gosto dos consumidores. E com tanta inovação da linha, logo estaremos convivendo com esses veículos que tem como vantagem a reduzida emissão de poluentes ou zero emissão, como é o caso do Leaf, da japonesa Nissan.
Mostrado ao Brasil em um evento que está rodando por 30 cidades pelo país, o Nissan Inova Show, apresenta o Leaf, em resposta a um dos maiores problemas da atualidade. Não emite poluentes e contribui também para a diminuição da poluição sonora. Por esses motivos é considerado um veículo "Zero Emission".


Em um test-drive realizado pude me encantar com tanta tecnologia embarcada. Claro, não pude acelerar muito, mas foi possível perceber que o motor extremamente silencioso (imperceptível ao dar partida) não deixa a desejar. O câmbio mais parece um joystick, acionado com os dedos. Assim como o freio de mão, ou devo dizer, "freio de dedo". Apenas um toque e está acionado. Transmissão automática, direção elétrica, seis airbags, controle de tração e freio ABS nas quatro rodas garantem comodidade e segurança ao condutor. Além disso, o Leaf ainda conta com um sistema o qual permite que celulares com acesso a web possam ligar o ar-condicionado (que dinimui 30km da autonomia) e configurar funções de recarga remotamente, mesmo com o carro desligado.
Entretanto, a tomada não é a única fonte de alimentação deste veículo. Ele absorve a energia despendida de freadas e reduções de velocidade, além de contar com uma célula fotovoltaica (modelo SL) instalada no teto a qual abastece faróis, luzes internas, câmera de ré (esta impressiona pela precisão dada ao motorista), entre outros ítens.
Porém, problemas como a falta de infraestrutura para abastecimento e a legislação brasileira impedem que o Leaf e outros elétricos sejam comercializados em nosso país. No exterior ele já é comercializado por U$32 mil. Resta apenas esperar e contemplar de longe a evolução destes modelos.
Mas uma coisa é certa quanto aos elétricos como o Leaf, não dá para andar na reserva. Aliáis, não dá nem pra dizer "estou andando no cheiro", teria que dizer "estou andando na sentelha", ou coisa assim.
Mas uma coisa é certa quanto aos elétricos como o Leaf, não dá para andar na reserva. Aliáis, não dá nem pra dizer "estou andando no cheiro", teria que dizer "estou andando na sentelha", ou coisa assim.
fontes: jornal A tribuna
revista info
g1.globo.com
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