Uma boa ideia para aproveitar o calor do deserto
O deserto do Arizona, nos Estados Unidos, pode ser palco da construção de uma torre com 800 metros de altura. Se construída será a segunda maior estrutura do mundo, pois a maior (com 828 metros) é o prédio Burj Khalifa, nos Emirados Árabes Unidos, em Dubai.
A empresa americana EnviroMission planeja a construção desta que será a maior torre do planeta e que não servirá para sediar escritórios ou hotéis, mas sim para gerar energia elétrica. O projeto pretende aproveitar o fluxo de ar quente que se eleva do deserto em volta da torre. Ao subir internamente pela torre o ar ganhará velocidade e moverá 32 turbinas de geração de energia elétrica, capazes de suprir 100 mil residências, um total de 200MW segundo a empresa. Uma vantagem em relação às placas fotovoltaicas, que dependem da luz do Sol, é que a torre vai gerar energia mesmo durante a noite.
De certa forma, é uma maneira diferente de aproveitar a energia proveniente dos ventos, a energia eólica. Além de gerar energia, a torre também tem potencial para ser tornar um ponto turístico.
O projeto está avaliado em cerca de US$ 750 milhões. Mas a empresa estima que os custos
de operação serão baixos. E o gerador de energia de ar quente funcionará por
pelo menos 80 anos.
É um projeto bem arrojado e que, certamente, não será o único com ideal de sustentabilidade a ser construído e contemplado pelo mundo.
Fonte: época
Nenhum comentário:
Postar um comentário