quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Carro de controle remoto...e não é de brinquedo

Um sedã chinês pode ser acionado por controle remoto



O mercado automotivo está em constante evolução, sempre buscando satisfazer as nossas necessidades. Os carros estão cada vez mais equipados tecnologicamente para agradar os consumidores mais exigentes e amantes de produtos de última geração. 

Desta vez a fabricante chinesa BYD (isso mesmo, não foi a Toyota, GM, Ford ou muito menos Volkswagen)  mostrou recentemente a nova geração de seu sedã intermediário F3, que tem a honra de ser o primeiro automóvel da história a ter um sistema de controle remoto como acessório de fábrica.

Sabemos que os carros chineses são conhecidos por seu preço camarada e por geralmente chegarem recheados de opcionais. Pelo mesmo preço de um modelo básico, é possível levar para casa um chinês equipado com uma série de opcionais ar-condicionado, direção assistida, airbags, ABS, etc. (só deixem que quebrem...brincadeira).

Mas agora, outro item exclusivamente chinês poderá ser incluído no pacote: um controle remoto. Desenvolvido para ser usado em manobras de estacionamento, o controle só funciona quando o condutor está a até 10 metros de distância. Neste modo de funcionamento, o carro tem sua velocidade máxima limitada a 2 km/h. Bem, daria pra trazer o carro até o motorista num dia de chuva, por exemplo, dependendo de onde foi estacionado.
Foto divulgação: controle para dirigir o carro pelo lado de fora
Fora isto, o novo BYD F3 é um automóvel como qualquer outro, com duas opções de motor 1.5 que podem desenvolver 109 cv (aspirado) e 154 cv (turbo). O controle remoto é opcional no modelo de motor aspirado e item de série na versão turbo.

A tecnologia estará disponível já no BYD F3 Plus, que será lançado oficialmente no Salão de Pequim 2012. Este sedã é baseado na atual geração do Toyota Corolla e possui design renovado.

A marca BYD ensaia sua entrada no mercado de automóveis brasileiro há algum tempo. Em junho, ela estreou no segmento de ônibus com um modelo que troca os tradicionais motores diesel por elétricos. Dá pra ver que esses chineses são chegados em uma novidade e não estão pra brincadeira.

Na Europa, já existe sistema como o Park Assist que estaciona o veículo sem o condutor ao volante. Será que esse sistema vai de fato funcionar como promete? Tal item deverá ser considerado na hora de fazer seguro? 

Eu sempre quis ter um carrinho de controle remoto quando criança. Agora tenho a "chance" de ter um de verdade. A diferença é que, antigamente (nem tanto assim, né), as coisas não eram "made in China" como são hoje em dia.

Veja no vídeo abaixo o sistema em funcionamento:





















Fontes: Autoblog
              Noticias Automotivas
             AutoWeek

Um comentário: