A melhor e mais barata solução para se ter água fresca
Contrária a todas as gigantescas soluções para extrair o sal da água, o projeto do designer italiano é de baixo custo e "open source". Além de barato, ele também queria que fosse algo que pudesse ser feito por um artesão local. O resultado é um sistema solar de cerâmica ainda chamado Eliodomestico que funciona como um "coador café de cabeça para baixo".
Extremamente simples, o elegante projeto é composto por duas peças de cerâmica que ficam sobrepostas uma a outra. A água salgada é despejada no recipiente preto, na parte superior, onde é aquecida ao logo do dia pela luz solar. Com a elevação da temperatura, a água transforma-se em vapor que, sob pressão, é forçado para o recipiente inferior (através de um tubo) onde se condensa novamente. Ao final do dia, o usuário pode apanhar até cinco litros (1,09 galões) de água fresca e doce.
Foto divulgação: Eliodomestico dessaliniza água com ajuda da luz solar |
O designer pensou também na maneira como seria transportado a bacia com água. Ele a desenhou de forma que pudesse ser carregada sobre cabeça (forma comum de transporte de recipientes em países em desenvolvimento).
O projeto, que custa cerca de EUA $ 50 para ser construído e vem sendo desenvolvido desde 2005, foi um dos finalistas no concurso Prix Emile Hermès 201, recebeu menção especial no Well-Tech Award 2012 e foi o vencedor do Core77 Design Awards 2012, na categoria impacto social.
Fontes: Gizmag
Fast Company
A única coisa original aí é o pote bonitinho, para ser vendido aos trouxas por 50 dólares.
ResponderExcluirO processo já é bastante antigo e chama-se OSMOSE REVERSA. Era muito utilizada nos navios, justamente para resolver o problema de água doce. Notem que os prêmios se referem apenas ao design da peça...
Esse processo não é a osmose reversa. Trata-se do mesmo princípio da cafeteira, utilizando luz solar.
ExcluirEstude mais sobre osmose reversa e verá que não tem nemhuma relação.