quarta-feira, 4 de abril de 2012

Braille Mobile Phone: Smartphone para deficientes visuais

Uma boa ideia que deve melhorar a vida de muitos


Se você está lendo este post, agradeça por poder contemplar a maravilha de enxergar o mundo a sua volta. Nem imagino como seria a vida sem de outra forma. Mas, pensando justamente neste outro modo de vida, um designer criou um smartphone para cegos. Isto mesmo, a falta de visão poderá deixar de ser um motivo para não ter um celular

O DrawBraille é um conceito de smartphone para ser usado facilmente por cegos, aliás, um dos mais interessantes. Sua interface inteira está em Braille, inclusive a tela. Seu desenho é bastante diferente, surreal, mas que promete conquistar seus usuários em potencial.

Foto divulgação: DrawBraille Phone

334771_Backup 125X125

O responsável pelo projeto é o designer Shikun Dom. O aparelho tem funcionalidades bem peculiares e seu uso parece meio complexo, mas seu criador garante que é fácil pra quem conhece a linguagem Braille. O fato é que estes usuários representam a minoria esmagadora, mesmo entre seu próprio público alvo, os deficientes visuais, pois nem todos tem conhecimento da linguagem até mesmo por vontade própria, por não aceitarem sua condição de vida.

Um dos lados do dispositivo é a entrada (a parte mais plana), manipulada pelo software depois que o usuário a toca  para formar as letras e números. Logo, no lado da saída, uma matriz com regiões de seis pontilhados que se alternam fisicamente, formando as palavras, frases, textos que serão lidas e interpretadas pelo toque do usuário.


Quanto ao nível de carga da bateria, cinco pontos laterais indicam quando ela está precisando de recarga. E para facilitar, o plugue para recarga é magnético.


O curioso é que, mesmo sendo para um público alvo específico, o telefone vem em duas versões de cores. Além disso, o vídeo que apresenta o gadget não tem áudio. Deve ter uma razão especial pra isto (ou não).


Contudo, espera-se que este conceito vire de fato um dispositivo que possa ajudar cidadãos do mundo todo a ter um pouco mais de alegria e beneficiar-se com seu telefone pessoal.

                   334771_Protect 468X60

Fontes: Oh Gizmo
              Yanko Design
             334771_Callpod - 88X31 

                                                                Homepage Free Shipping Link

Um comentário:

  1. nossa!!excelente este celular!!gostei!!com certeza vai melhorar a vida de muita gente!!eu tenho deficiencia visual severa,meu computador tbm tem q ter recursos para isso,mas agora um celular tambem?!muito bom!!espero que chegue logo ao Brasil ne!!..

    ResponderExcluir