sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Veículos circulam sem motorista em Londres

Até 70% mais econômicos que carros comuns


Penso que algum dia estaremos circulando pelas ruas para um simples passeio turístico ou até mesmo a caminho do trabalho, podendo aproveitar a paisagem a bordo de um carro desprovido de condutor, literalmente sem motorista.Tal feito não está longe para acontecer. Aliás, já existe e está funcionando no aeroporto de Heathow, em Londres.

Originalmente desenhado por Matin Lowson e sua equipe de designe, o Ultra foi concebido pelo departamento de Engenharia Aeroespacial na Universidade de Bristol durante a década de 1990. Os veículos elétricos movidos à bateria (o que dispensa qualquer tipo de trilho eletrificado) podem transportar 500 kg de carga útil e são projetados para viajar a 40 km/h levando até quatro passageiros, acomodar cadeiras de rodas, carrinhos de compras e outras bagagens. O sistema é usado apenas para conectar os viajantes entre o terminal cinco e o estacionamento de negócios com uma média de 800 passageiros por dia circulando em seus 22 carros.

O passageiro espera por um carro na estação, e em menos de um minuto entra e simplesmente aperta um botão para indicar o seu destino. O veículo elétrico faz todo o resto, navegando ao longo da pista estreita, cerca de 3,9 km, até seu destino.



Os veículos sem motoristas diminuem as emissões de carbono e são até 70% mais eficientes do que os automóveis convencionais em termos de uso de energia (50% em relação aos ônibus antes utilizados no percurso).


E provável que os investidores queiram estender o projeto e levar programar seus veículos inteligentes a seguir outros destinos, visto que tem sido um sucesso e ecologicamente correto.  Será este o futuro do transporte coletivo? O tempo nos dirá.







Nenhum comentário:

Postar um comentário