Projeto vai reduzir o consumo energético e ainda acelerar o resfriamento de bebidas
A tecnologia promete revolucionar a maneira como conhecemos a refrigeração de garrafas e latas de bebidas. Criada pela empresa londrina Enviro-Cool Limited, que recebeu € 930 mil euros (cerca de US$ 1,2 milhão) da Comissão Europeia, a tecnologia chamada Rapidcool leva o líquido da temperatura ambiente à 4°C em apenas 45 segundos.
Foto divulgação: A tecnologia Rapicool resfria à 4º C latinhas e garrafas em menos de um minuto. |
A novidade do V-Tex que usa a tecnologia Rapidcool, é que ele rotaciona o recipiente a uma velocidade específica, que, segundo a companhia, mistura as bebidas carbonatadas e evita a efervescência ao abrir-las. Além disso, a equipe notou que se colidisse o vórtex e o recriasse evitaria que a parte externa do líquido gelasse mais rápido do que a parte interna e eventualmente congelasse.
Meses de pesquisas foram necessários para que o V-Tex chegasse à suas três versões, uma comercial e duas doméstica. Estas últimas, chamadas V-Tex Compact e V-Tex Domestic, gelam recipientes de diferentes tamanhos, tais como garrafas de vinho de 150ml a 750ml, garrafas long neck e latas de alumínio. O tempo de refrigeração varia de 4 a 6 minutos para garrafas enquanto que as latas maiores demoram 48 segundos em média para ficarem "estupidamente geladas".
Os parceiros do projeto fecharam acordos formais com duas empresas globais na área de distribuição de bebidas e na produção de produtos de marca branca. Os engenheiros da Rapidcool criaram recentemente um braço robótico para adicionar à unidade comercial, de modo a automatizar totalmente o modo de recolha e entrega da lata.
Foto divulgação: V-Tex Compact. Silencioso, pode
ser usado em qualquer parte da casa
|
O consórcio do Rapidcool, liderado pela Vending Markting DOO, uma empresa eslovena de design de máquinas de vending, é composto por outros quatro parceiros industriais e acadêmicos: a Enviro-Cool (Reino Unido), empresa especializada em tecnologia de resfriamento e desenvolvedor do conceito de V-Tex, a Dymtec (Espanha), especialista em soluções de manutenção de refrigeração industrial, a Re/GenT (Holanda), um centro de pesquisa e desenvolvimento especializada em refrigeração e o UK Inteliigent Systems Research Institute (Reino Unido).
Os testes destinados aos consumidores estão previstos para começarem num supermercado da Holanda no final de Outubro. Em andamento está a disponibilização de uma gama de produtos destinada a uso doméstico e comercial.